Cuidadores de idosos e de pessoas incapacitadas de exercer o auto cuidado

Nosso Contato 11 3253.5697 | 11 3253.4883

15 de janeiro de 2018

O envelhecimento saud√°vel

Envelhe√ßa com Sa√ļde

Envelhecer é um processo que atinge a todas as pessoas e nada mais é do que um processo de queda das capacidades físicas e mentais. Nesse processo, além do desgaste natural do organismo também incidem fatores ambientais e socioculturais. Estima-se que nos próximos 30 anos, um quarto da população brasileira terá mais de 60 anos, e junto com esta crescente aumenta também a expectativa de vida.  No século XX a expectativa de vida dos brasileiros era de 50 anos, atualmente passou para 74 anos e meio. Este crescimento se deve a melhoria da qualidade de vida da população com à aquisição de hábitos mais saudáveis e aos avanços da medicina na prevenção e tratamento das doenças.

 

Uma vida sadia prepara um envelhecimento sadio

O envelhecimento sadio deve começar anos antes da chegada dos 60, por meio da adoção de um modo de vida saudável, que inclui: evitar o estresse, manter uma dieta alimentar equilibrada, não fazer o uso excessivo de álcool, abdicar o uso do cigarro e evitar o sedentarismo com a prática de atividades físicas.

 

Prevenção de doenças

Com a chegada da melhor idade, algumas doen√ßas tornam-se mais incidentes no dia a dia do idoso como press√£o alta, diabetes mellitus, infec√ß√Ķes, osteoporose, dem√™ncias e diversos tipos de c√Ęncer, e se essas condi√ß√Ķes n√£o puderem ser evitadas devem pelo menos ser detectadas precocemente.

Exames cl√≠nicos devem ser feitos regularmente, pelo menos uma vez ao ano ou quando solicitados por um m√©dico. Toque retal,¬†mamografia,¬†colonoscopia,¬†endoscopia¬†digestiva alta, radiografias de¬†t√≥rax¬†entre outros devem entrar em um cronograma anual. O idoso ou seu cuidador, devem-se atentar tamb√©m as vacinas contra a gripe e pneumonia, aplicadas anualmente e gratuitamente na rede p√ļblica de sa√ļde.

 

Medica√ß√Ķes

√Č comum que o idoso fa√ßa o uso de uma ou mais medica√ß√Ķes em um mesmo dia, por isso alguns cuidados s√£o necess√°rios. N√£o deixar ao alcance de crian√ßas, observar rigorosamente os hor√°rios que dever√£o ser administrados e em casos de hor√°rios especiais como antes ou depois da refei√ß√£o, respeitando sempre o ciclo biol√≥gico do indiv√≠duo.

 

Acidentes

A preven√ß√£o de acidentes √© de suma import√Ęncia para manter a condi√ß√£o f√≠sica do idoso.¬† As quedas s√£o as principais causas de fraturas, por isso dentro de casa deve-se ter um cuidado especial com tapetes, sapatos, fios, brinquedos e etc. Sempre que poss√≠vel, ao sair √† rua o idoso deve estar acompanhado.

 

Pele

A pele do idoso costuma ser mais fina e sensível, por isso é recomendável o uso de protetor solar diariamente, bonés e chapéus também são recomendados para proteger a cabeça, bem como o uso de hidratantes de pele após o banho.

 

As doenças do envelhecimento

Para as mulheres, os sintomas da menopausa estar√£o presentes (ondas de calor, mudan√ßas de humor, ressecamento vaginal, altera√ß√Ķes na libido e etc.). J√° para os homens √© mais comum a diminui√ß√£o ou a escassez do desejo sexual, como tamb√©m a hipertrofia prost√°tica benigna (aumento do tamanho da pr√≥stata) que acarreta na maior frequ√™ncia e urg√™ncia para urinar.

A osteoporose √© uma doen√ßa que fatalmente afetar√° a ambos, os dentes tamb√©m estar√£o mais fracos e sujeitos a fraturas e c√°ries, o cabelo mais ralo, a massa muscular ir√° perde fibras e os m√ļsculos ficam mais fl√°cidos.¬† A mem√≥ria tamb√©m sofrer√° algumas lacunas. O idoso normalmente √© contr√°rio a mudan√ßas. Al√©m disso, √© frequente que sofram de ansiedades, depress√Ķes e, eventualmente,¬†dem√™ncias.

Exercícios físicos (hidroginástica, caminhadas, etc.) atividades mentais (leitura, jogos e escrever) são recomendáveis para a melhoria da capacidade física e mental do idoso, já que é comum que eles se ocupem mais com o presente do que com o futuro.

FONTE: ABCMED, 2013.¬†O envelhecimento saud√°vel. Envelhe√ßa com sa√ļde…. Dispon√≠vel em: <http://www.abc.med.br/p/saude-do-idoso/377190/o-envelhecimento-saudavel-envelheca-com-saude.htm>. Acesso em: 30 nov. 2017.

Bem estar

Faça um orçamento

Atendimento especializado e experiência em
residências, hospitais, clínicas e institutos de
longa permanência.

Solicite um Orçamento

Faça um orçamento

Trabalhe conosco

Quer fazer parte da
nossa equipe ?
Envie seu currículo para análise.

Envie seu Currículo

Envie seu currículo